segunda-feira, 27 de setembro de 2010

64% dos cegos do mundo são mulheres Dia Mundial da Visão, nessa quinta-feira, debate a desigualdade de acesso de homens e mulheres aos serviços de saúde ocular

No dia 08 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Visão, data instituída em 2000 pelo Programa 2020: O Direito à Visão, que tem como objetivo primordial eliminar a cegueira por causas evitáveis do mundo até o ano de 2020. Este ano, o tema em debate é “Gênero e Saúde dos Olhos: Acesso Igual à Visão”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB - International Agency for Prevention of Blindness), responsáveis pela iniciativa, se apoiam em pesquisas internacionais para afirmar que dois terços dos cegos do mundo são mulheres e meninas.

Elas correm mais risco em qualquer idade, em qualquer parte do mundo. “Esses altos índices de cegueira e deficiência visual em mulheres podem ser explicados por três fatores: particularidades culturais, sociais e biológicas; maior expectativa de vida e baixo acesso aos serviços de saúde”, afirma a médica oftalmologista Denise Fornazari, integrante da comissão brasileira do programa Vision 2020, que luta pela erradicação da cegueira evitável até o ano 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário