segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entre os fatores sociais e culturais que colocam os olhos das mulheres em maior risco está o fato de que elas geralmente são responsáveis pelo cuidado com a saúde da família e por isso ficam mais expostas a doenças infecciosas, como o tracoma por exemplo. Além disso, em alguns lugares, as mulheres não têm poder de decisão sobre medidas e gastos com a própria saúde, que fica nas mãos de filhos ou marido. Em geral, as necessidades femininas de cuidado ocular nem sempre são consideradas tão urgentes ou importantes quanto às dos membros homens da família”. explica Denise.

Biologicamente, também há indícios de que as mulheres têm mais chance de desenvolver doenças oculares. No caso da catarata, principal responsável pela cegueira evitável em países em desenvolvimento, elas apresentam uma incidência levemente maior da doença do que os homens. Suspeita-se que esse maior risco se deva a questões hormonais.

Os dados apontam a necessidade de iniciativas para promover mais saúde ocular entre as mulheres. Entre as medidas sugeridas estão a adoção de programas facilitadores do acesso de mulheres a serviços de saúde, a conscientização dos familiares sobre as necessidades delas e o estímulo às mulheres para que elas também se tornem tomadoras de decisão quando a questão é a própria saúde. “Mesmo os pesquisadores já estão sendo encorajados a separar os dados por sexo ao conduzirem e monitorarem suas pesquisas de saúde ocular”, afirma a oftalmologista.

Dicas para elas

Conheça as doenças mais comuns, as peculiaridades do universo visual feminino e veja os conselhos dos especialistas sobre como manter uma visão saudável por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário