segunda-feira, 27 de setembro de 2010



A Maquiagem

Prefira cosméticos “hipoalergênicos”. Atualmente, também existem produtos especiais para usuárias de lentes de contato. Pincéis para rímel (máscara para cílios) ou delineador não devem ser emprestados. “Outra recomendação é evitar rímel à prova d’água e os destinados para alongamento dos cílios porque eles costumam conter nylon e fibras de rayon, que são secas e podem soltar-se, entrando nos olhos. Rímel RESISTENTE à água (não à prova d’água) é o mais recomendável porque, sendo solúvel em água, pode ser removido facilmente sem agentes emulsificadores”, afirma a médica. Segundo ela, os rímeis à prova d’água exigem demaquilantes bifásicos (água e óleo) para serem removidos e podem resultar em restos de produtos oleosos nas bordas das pálpebras mesmo após um bom enxágüe dos olhos. Para as usuárias de lentes de contato, os delineadores tipo lápis são melhores do que os líquidos ou pastosos. Atenção: não use saliva para lubrificar o pincel.

“Vale lembrar que a maquiagem deve ser adequadamente removida, porque a sua não remoção favorece inflamações nas bordas das pálpebras”, afirma Paulino.

- Proteção contra os raios Ultra-Violeta

Há uma consciência hoje de que a radiação ultravioleta, que é prejudicial à pele, também provoca danos à visão. Há indícios de que uma série de doenças, como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade, sejam agravadas pela radiação Ultra-Violeta. “Para combater isso, recomendo o uso de óculos escuros com proteção UVA e UVB sempre que se expuser ao sol”, afirma Paulino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário