segunda-feira, 27 de setembro de 2010



Use as lentes de contato com cautela

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC) aponta que aproximadamente 54% dos 8,4 milhões de usuários de lentes de contato no Brasil são do sexo feminino. O alerta principal é quanto à higiene. “Ao serem retiradas dos olhos, as lentes devem ser limpas e desinfetadas, antes de serem guardadas no estojo. Hoje há soluções multi-propósito, ou seja, que servem ao mesmo tempo para limpar, enxaguar e desinfetar as lentes”, afirma a oftalmologista Cleusa Coral Ghanem, membro do Conselho Consultivo e Representante Internacional da SOBLEC. Soro fisiológico serve para limpar as lentes? Não! De acordo com a SOBLEC, o soro fisiológico não limpa nem tira os depósitos de proteína das lentes, deixando-as mais sujas, contaminadas e menos confortáveis, podendo inclusive causar reações.

O uso prolongado deve ser evitado. É sempre recomendável tirar as lentes de contato antes de dormir e, de quando em quando, dar um descanso para os olhos. “Eu costumo recomendar às minhas pacientes que têm uma festa ou um evento para ir durante a noite, por exemplo, que comecem a usar a lente em um horário mais tarde do que de costume, a fim de nunca ultrapassar as 12 ou 14 horas de utilização diária”, explica o médico oftalmologista Vital Paulino Costa.

- Ao computador

Existe uma posição ideal para harmonizar o monitor do computador e a saúde dos olhos. Essa posição é com a tela de 15 a 20 graus direcionada para baixo, que permite que o monitor fique um pouquinho abaixo da linha do olhar, nem na mesma linha nem acima. “Esse é o ajuste mais confortável para a cabeça e para o pescoço, e favorece o piscar e lubrificação dos olhos”, aconselha o oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário